A identidade do endereço IP

Você já pensou em como uma mensagem sai do seu computador e vai parar no computador correto do outro lado do mundo através da Internet? Tudo isto só é possível porque cada um dos computadores conectados possui um endereço único. O chamado endereço IP, utilizado pelo protocolo de comunicação TCP/IP para encaminhar as mensagens entre máquinas diferentes na Internet.

Assim, quando você conecta o seu computador à Internet ele recebe temporariamente (enquanto você está conectado) um destes endereços para permitir que você navegue, envie e receba informações. Este endereço deve ser único em todo mundo, exatamente para evitar confusões que poderiam acontecer caso duas máquinas tivessem o mesmo endereço.

Este endereço IP tem o formato de 4 números, que podem assumir valores de 0 a 254, separados por pontos como por exemplo: 200.241.15.134 e conhecer o endereço de sua máquina pode facilitar a depuração de problemas de conexão.

Se você está curioso em saber qual endereço IP através do qual a Internet “vê” o seu computador basta se conectar a “net” e ir em um destes sites. O WhatismyIP (http://www.whatismyip.com/) exibe logo no topo da página o endereço que sua máquina possui na Internet.

Outra opção interessante é o IPChicken (http://www.ipchicken.com/). Nesta página, mais completa, além de exibir o endereço IP por onde sua máquina “fala” na Internet, ele também exibe algumas informações relacionadas com quem está associado a este IP (Provedor). A página também mostra nome, versão e plataforma (Windows ou GNU/Linux) do seu navegador na Internet. Veja, com um simples acesso a uma página na Internet, quantas informações podem ser obtidas. Na maioria das vezes, o endereço que nosso computador recebe quando nos conectamos a Internet é o mesmo que a Internet nos “vê”. Neste caso dizemos que recebemos um endereço “válido” na “net”.

De outra forma, se existe um firewall ou roteador entre seu computador e a Internet, provavelmente o endereço que a Internet “enxerga” seu computador será diferente do endereço configurado internamente. Para saber qual o endereço configurado na sua máquina, no caso do Windows 9x ou ME, entre no menu “Iniciar”, na opção executar e digite “Winipcfg”. A nova janela exibida vai mostrar o endereço configurado. No Windows 2000 ou XP, abra uma janela de comandos e digite ipconfig /all.

Uma dúvida freqüente é a seguinte: conhecendo-se um endereço IP ou site, como saber de onde ele vem (país ou provedor)? Para isto você pode usar o programa gratuito IPNetInfo (http://www.nirsoft.net/utils/ipnetinfo.html). Um programa simples de usar e que fornece informações bem interessantes.

Agora você já sabe como as suas informações “viajam” pela “net” e sempre chegam ao destino correto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: